Dicas para Poupar:

Bioconstrução:

Materiais de construção
Os materiais de construção devem ser escolhidos privilegiando as soluções locais. Deve optar-se por materiais de demolição, também pode haver um revestimento exterior a cortiça, uma vez que esta é um bom isolante térmico e acústico, e a sua construção deve ser feita em madeira, pois, para além de ser um material leve que emprega menores quantidades de energia, é um material natural e renovável.

Poupar durante a construção da casa:
Captação da água da chuva
As instalações de calhas nas bordas baixas das abas do telhado são suficientes para a captação da água da chuva. A água pode servir para consumo (depois de limpa), para descargas de autoclismo ou para rega.

Coberto por vegetação
Existem telhas sobressalentes feitas com material leve e resistente, próprias para a deposição de terra vegetal e o plantio de vegetais, comestíveis ou não, para cobrirem totalmente o telhado. Retêm água e dissipam o calor.

Telhas de celulose
As telhas de fibra de celulose (retirada de papéis já utilizados) e impermeabilizadas com betume asfáltico, são mais leves e mais duráveis que as telhas de cerâmica. Consomem menos água na sua fabricação, não se partem, são mais fáceis de cortar, reduzem a quantidade de madeira usada na cobertura e absorvem o calor.

Painéis fotovoltaicos
Feitos de placas com elementos fotovoltaicos, os colectores solares colocados no telhado servem para o aquecimento de água, economizando cerca de 30% na conta de energia.

Turbina eólica
As pequenas turbinas eólicas instaladas pouco acima do telhado, podem alimentar pequenos electrodomésticos no interior da residência, como as lâmpadas, televisão, rádio e outros.

Permeabilidade
Possibilitando a penetração da água da chuva e, com isso, alimentando o lençol freático e evitando o escorrimento superficial.

Relvado
Possibilitando a penetração da água da chuva, além de amenizar o microclima.


Arborização
Cumprindo as funções de retenção do piso e do relvado e, além disso, reduzindo os ventos, a poluição (visual e do ar) e proporcionando sombra, frutos e lazer.

Casa de banho
Equipada com “descarga económica” nos autoclismos e de torneiras temporizadoras nos lavatórios, a fim de economizar água.

Cozinha
Construção de fogões de lenha com o desenho adequado, eliminando a maioria dos gases que poderiam poluir o ambiente.

Ventilação cruzada
Instalação de aberturas no extremo superior das paredes de divisões contíguas pode propiciar a ventilação cruzada e, em consequência, aumentar o conforto térmico dos habitantes. A construção de uma simples abertura no topo do telhado produz o mesmo efeito.

Lâmpadas fluorescentes
O seu uso é mais económico do que as incandescentes, embora disponham de mercúrio no seu interior em dosagens comprometedoras ao meio ambiente. Assim, quando estragadas, são consideradas como lixo tóxico.

Iluminação natural
Telhas translúcidas, janelas mais amplas e uso de maiores áreas envidraçadas.

Orientação
Uma casa com orientação a sul permite um maior aproveitamento da energia e luminosidade do sol.

Isolamento térmico
A casa ecológica tem isolamento térmico eficiente, sendo fresca nos dias quentes e aconchegante no frio reduzindo gastos com ar condicionado ou aquecedores.

Mobiliário ecológico
Fabricada com materiais de baixo impacto e com técnicas que reduzem o processamento, como as fibras naturais, vime e algodão, e móveis de demolição.

Pintura
Tintas com formulação não tóxica ou à base de água em vez de tintas com solventes para diminuir as emissões de gases tóxicos e permitir a limpeza com água. Na remoção de pinturas envelhecidas, é usada lixa e areia até o limite do possível para evitar o uso de solventes.

Materiais de construção
Existem diversos materiais aconselhados, de baixo impacte ambiental na produção e ao longo da vida útil: cerâmica, isolamentos naturais (feitos de fibras vegetais, cânhamo e celulose), tintas biológicas, cal, vidro, ferro, cobre, plásticos ecológicos e pedra.