Dicas para Poupar:

Conselhos:

Iluminação - Conselhos



Nas divisões com envidraçados, aproveite ao máximo a luz natural para evitar ter de recorrer tanto à iluminação artificial: não só é gratuita como mais amiga do ambiente.
Manuseie as lâmpadas sempre pelo casquilho, pois ao tocar no bolbo (ou tubos) acaba por deixar resíduos que com o calor escurecem, fazendo com que se perca alguma emissão de luz.
Não utilize lâmpadas com potência excessiva. Seleccione iluminação adequada às necessidades do local e ao tipo de utilização pretendida.
Uma lâmpada de 100 W consome o mesmo que quatro de 25 W, mas emite quase o dobro da luz. Por isso, num candeeiro com vários casquilhos, coloque apenas uma lâmpada (ou duas) de maior potência, deixando lâmpadas fundidas nos restantes casquilhos - é mais seguro, e esteticamente mais agradável.
Na compra de um candeeiro, é importante escolher um que não tenha muitos obstáculos à passagem da luz, pois estes obrigam ao uso de lâmpadas de maior potência, aumentando o consumo de energia.
Não deixe as luzes ligadas quando não forem necessárias.
Instale detectores de presença que desligam as luzes assim que as divisões são desocupadas.
Mantenha as lâmpadas e os globos ou protectores de lâmpadas bem limpos para que a energia gasta seja aproveitada na totalidade. Lâmpadas limpas gastam menos energia.
Se pensa que a lâmpada está fraca e precisa de ser substituída, experimente primeiro limpá-la. O pó que se acumula nas lâmpadas reduz a luz que estas emitem, dando a ideia de que já não estão a funcionar devidamente.
Utilize cores claras no interior da sua casa para que a luz natural e artificial seja mais facilmente reflectida.






Electrodomésticos - Conselhos



Frigorífico

O consumo de electricidade destes equipamentos depende essencialmente da regulação da temperatura, da capacidade de isolamento e do desempenho do compressor.

A temperatura ideal de conservação dos alimentos é entre 3 e 5º C. Regular o termóstato para temperaturas inferior a 3ºC significa aumentar o consumo desnecessariamente.
Verifique se as borrachas do frigorífico vedam bem, entalando uma folha de papel na porta. Se ao puxar a folha não sentir resistência então as borrachas não estão a isolar correctamente, deixando escapar frio e obrigando o frigorífico a trabalhar e consumir mais.

A utilização e manutenção destes equipamentos também influi muito no seu consumo energético, pelo que são importantes certas precauções:

Deve-se assegurar a existência de espaço entre a parte de trás do frigorifico e a parede;
O afastamento do frigorifico de fontes de calor (fogão, janelas) é muito importante para manter a sua eficiência energética, pois quanto mais este aquecer mais vai ter que trabalhar para arrefecer e, consequentemente, consumir mais energia.
Reduzir ao máximo o número de vezes que se abre a porta e o tempo que esta permanece aberta ajuda também a poupar energia. Calcula-se que 20% do consumo global dos equipamentos de frio é devido à abertura de portas.
A presença de gelo nas paredes do congelador implica um aumento no consumo de energia, pois ao acumular funciona como um isolante, levando a que o congelador não consiga perceber a temperatura a que está. Assim, continuará a produzir frio, levando a que se forme cada vez mais gelo. Para evitar a formação destas camadas, é aconselhável fazer a limpeza do gelo atempadamente.
A grelha exterior do frigorífico (serpentinas) deve ser limpa pelo menos uma vez por ano, para evitar grandes acumulações de poeiras e consequente redução na eficiência de arrefecimento do frigorífico, causando um maior consumo de energia;
Planear as refeições com antecedência permite passar de véspera os alimentos necessários do congelador para o frigorífico. Ao serem descongelados no frigorífico, os alimentos estarão a dar frio, reduzindo o trabalho do mesmo.
Os alimentos retêm melhor o frio do que o ar, por isso quanto mais cheio estiver o frigorífico melhor. No entanto, convém não comprimir demasiado os alimentos no interior, pois o ar frio precisa de circular.
Deixar os alimentos arrefecerem antes de os colocar no frigorífico é uma boa forma de evitar fazê-lo trabalhar mais para baixar a sua temperatura.
Colocar os alimentos no frigorífico devidamente acondicionados em recipientes, reduz as trocas de água entre os mesmos e o ar no interior do frigorífico.


Máquina da loiça

É possível optimizar a utilização da máquina de lavar loiça aplicando o seguinte conjunto de medidas:

Ajustar a carga da máquina à capacidade útil indicada pelo fabricante de forma a não desperdiçar energia
Dispôr a loiça de forma a tornar a lavagem mais eficiente;
A limpeza dos filtros da máquina é importante para que o consumo de electricidade não aumente com a utilização destes equipamentos;
Passar a loiça por água (fria), retirando a maior sujidade, evita ter de utilizar um programa de lavagem mais forte, com uma temperatura tão elevada. Essa pré-lavagem não deve ser feita de torneira aberta.
Caso a máquina permita seleccionar o tempo de secagem, este deve ser reduzido ao mínimo. Outra opção é desligar a máquina após o enxaguamento final e abrir a porta. A loiça secará sem precisar de gastar energia.
Se a máquina tiver a opção de poupança de água e energia na lavagem, estas devem ser utilizadas sempre que possível.
Procure perceber qual é o ciclo de lavagem mais curto que lhe permite na mesma uma boa lavagem da loiça. Deverá fazer uso dele, pois grande parte da energia gasta numa lavagem é para aquecer a água. A utilização de programas a baixas temperaturas diminui assim a factura da electricidade.


Máquina de Lavar Roupa

A utilização da máquina de lavar roupa pode ser optimizada através de algumas precauções simples aplicáveis no quotidiano de modo a reduzir o consumo energético deste equipamento:

Ajustar a carga da máquina à capacidade útil indicada pelo fabricante de forma a não desperdiçar energia;
A limpeza dos filtros é importante para que o consumo de electricidade não aumente com a utilização destes equipamentos;
Grande parte da electricidade gasta numa lavagem é para aquecer a água. Daí que seja recomendável a utilização de programas a baixas temperaturas pois diminui a factura da electricidade, sem prejuízo na lavagem da roupa. Dada a eficácia actual dos detergentes, até a frio a roupa fica bem lavada;
O uso do programa suave, em vez do normal, faz com que o motor da máquina não tenha que trabalhar tanto, consumindo menos energia;
Uma máquina que pese a roupa que vai lavar (função já bastante comum), usará e aquecerá somente a água necessária para essa quantidade, reduzindo o desperdício de energia caso aquecesse demasiada água para aquela carga;
Se a máquina tiver a opção de poupança de água e energia na lavagem, estas devem ser utilizadas sempre que possível.


Máquina de Lavar e Secar Roupa/ Máquina de Secar Roupa

De modo a racionalizar a utilização destes equipamentos é recomendável ter em atenção alguns cuidados no dia-a-dia para garantir um menor consumo energético. No entanto, antes de recorrer à máquina/função de secar roupa convém certificar-se se não pode mesmo secá-la naturalmente. Para quê pagar energia que pode ter de graça?

Caso não possa mesmo prescindir da máquina/função de secar, então tenha em consideração o seguinte:

Ajustar a carga da máquina à capacidade útil indicada pelo fabricante de forma evita o desperdício de energia;
A limpeza dos filtros é importante para que o consumo de electricidade não aumente com a utilização destes equipamentos.
Antes de secar a roupa na máquina, centrifugue-a o melhor possível. Assim gasta muito menos energia ao secá-la, pois a secagem pela centrifugação é 70 vezes mais económica do que a da máquina de secar. A rotação mínima neste caso deve ser de 750 rpm.
Não misture roupas húmidas com uma carga que já esteja parcialmente seca.
Se a máquina tiver a opção de poupança de água e energia na lavagem, estas devem ser utilizadas sempre que possível.
Caso a máquina de secar tenha um dispositivo de medição da humidade, utilize-o, pois este irá desligar a máquina quando as roupas estiverem secas.
Seque os tecidos leves e os pesados em separado. Desta forma terá toda a roupa seca em simultâneo.


Ferro

Evite ligar o ferro eléctrico nos horários em que muitos outros aparelhos estejam ligados, pois ele sobrecarrega a rede de energia eléctrica.

Siga as instruções de temperatura para cada tipo de tecido.

Desligue o ferro duas ou três peças antes do final, pois continuará a difundir calor.



Ao Cozinhar


Fogão

Descongelar os alimentos antes de os cozinhar e sem recurso ao micro-ondas, é uma das formas de poupar energia. Não só diminuirá o uso do micro-ondas como reduzirá o tempo necessário para cozinhar os alimentos, poupando duplamente.

Nos fogões e placas a gás, a chama e o disco não devem ultrapassar a base do recipiente para se maximizar o aproveitamento do calor.

Nos fogões com placas eléctricas, use panelas e tachos de fundo plano para aproveitar ao máximo o calor produzido.

Mantenha a chama do fogão no mínimo suficiente para manter a fervura. A chama deverá te forma cónica e cor azulada. Se assim não for deve chamar um técnico para afinar o fogão, pois está a desperdiçar gás.

Sempre que possível, tape bem os recipientes durante a confecção dos alimentos.

O uso de recipientes de cerâmica ou vidro permite baixar a temperatura necessária ao cozinhado em cerca de 25ºC, pois são materiais que retêm melhor o calor.

Faça uso da panela de pressão, que permite cozinhar de forma mais rápida e económica

Não coloque a ferver mais água do que o necessário, pois ao aquecê-la em excessiva quantidade estará a desperdiçar energia.

Se cozinhar os alimentos em pedaços mais pequenos, necessitará de menos energia para o fazer, com a vantagem de terminar o cozinhado mais rapidamente.

Desligue o lume um pouco antes de terminar o cozinhado pois o calor presente no tacho é suficiente para acabar de cozer os alimentos. Como demoram a arrefecer, as chapas eléctricas podem ser desligadas alguns minutos antes, ficando ainda a transmitir calor para o tacho.

A limpeza do fogão é fundamental para reduzir o desperdício de energia. Quanto mais limpos estiverem os reflectores do fogão, melhor o calor será reflectido.



Forno

Os fornos eléctricos apresentam consumos distintos, em função dos diversos processos utilizados na confecção de alimentos. O modo de operação mais usual reside na radiação de calor por intermédio de resistências eléctricas, complementado pela acção de um ventilador. Este, por sua vez, permite a convecção do calor gerado, distribuindo-o de forma uniforme sobre os alimentos. Existe ainda a opção do grelhador que, em conjunto com outras funcionalidades, apresentam potências eléctricas elevadas e, consequentemente, consumos mais significativos.

Na aquisição de um forno deve ter atenção, para além da sua eficiência energética, a algumas questões:

Se está a ponderar entre um forno eléctrico ou a gás, saiba que a segunda opção é muito mais económica. Se tiver gás natural, essa poupança será ainda mais acentuada.
Um forno com ventilação cozinha mais depressa e, como tal, gasta menos energia.
Um forno com luz (que possa ser ligada e desligada) e com temporizador, permite monitorizar os cozinhados sem ter de estar sempre a abrir a porta, permitindo poupar energia.


Para uma utilização mais eficiente do forno, siga os seguintes conselhos:

Desligue-o algum tempo antes de finalizar o cozinhado, pois ele manterá a temperatura durante algum tempo.
Abrir a porta constantemente é desperdiçar energia, pelo que deve reduzir esta operação ao mínimo. Verificar se a mesma veda bem e não deixa escapar o calor também é extremamente importante.
Fazer um pré-aquecimento de menor duração do que o indicado é aconselhável uma vez que geralmente os tempos sugeridos são maiores do que o necessário.
O uso de recipientes de cerâmica ou vidro permite baixar a temperatura necessária ao cozinhado em cerca de 25ºC, pois são materiais que retêm melhor o calor.
Mantenha o seu forno limpo, pois ajudará o calor a reflectir-se melhor, consumindo menos energia no processo.
Antes de ligar o forno coloque a grelha ou tabuleiro na posição pretendida, para não o fazer com o equipamento já ligado, evitando desperdiçar energia com estas tarefas.
Se tem um forno grande utilize-o somente para cozinhar grandes refeições; caso contrario estará a consumir muita energia para pequenas quantidades de alimento.
Se vai colocar mais que um tabuleiro no forno, não se esqueça de deixar espaço entre eles de forma a permitir que o calor circule no meio.
Se tiver possibilidades opte por um forno com auto-limpeza, este tipo de fornos tem um isolamento melhor o que permite uma diminuição do tempo de preparação das refeições.




Microondas

Sempre que possível descongele os alimentos ao natural e não no microondas. Escolha a temperatura a usar de acordo com as necessidades. Se não souber o tempo que é necessário para uma utilização específica, opte por ir fazendo períodos mais curtos de tempo do que colocar uma duração excessiva.



Aquecimento de Águas

Se tiver possibilidades pode sempre optar por sistemas de aquecimento de águas a partir de painéis solares. Esta é uma tecnologia já bastante desenvolvida, sendo que a certificação das empresas instaladoras garante a qualidade dos aparelhos e das instalações. Actualmente, este tipo de aparelhos tem uma garantia mínima de 6 anos, embora algumas empresas estendam este prazo até 15 anos.



Esquentador

A poupança de energia na utilização do esquentador começa no local de instalação. Assim, a localização do aparelho deve ser próxima dos espaços que precisam de água quente. Esta é uma forma de reduzir as perdas de calor que se verificam muitas vezes no transporte da água quente quando tem que percorrer grandes distâncias. Isolar os tubos de água quente com material próprio também reduz as perdas de calor ao longo da tubagem.

Para fazer uma utilização mais eficiente do esquentador, deve-se regular a chama de forma a ter a água à temperatura desejada. Isto evitará situações de sobreaquecimento, que levam a um consumo de energia superior ao necessário e também à necessidade de compensação com água fria.

A chama piloto também consome. Por isso desligue o esquentador sempre que este não é mais necessário. A opção por esquentadores com sistemas de ignição automáticos sem chama piloto, que se ligam quando se abre a torneira e se desligam quando esta é fechada, é uma boa forma de anular estes gastos.



Caldeira

O local de instalação deve ser a primeira preocupação quando se opta por uma caldeira. Assim, a sua localização deve ser próxima dos espaços que precisam de água quente. Esta é uma forma de reduzir as perdas de calor que se verificam muitas vezes no transporte da água quente quando tem que percorrer grandes distâncias. Isolar os tubos de água quente com material próprio também reduz as perdas de calor ao longo da tubagem.

Para fazer uma utilização mais eficiente da caldeira, esta deve ser regulada de forma a ter a água à temperatura desejada. Isto evitará situações de sobreaquecimento, que levam a um consumo de energia superior ao necessário e também à necessidade de compensação com água fria.



Termoacumulador

Para quem escolha um termoacumulador, também aqui a sua localização será determinante para uma maior ou menor poupança de energia na utilização. Como tal, quanto mais perto estiver dos espaços que precisam de água quente, melhor. Isto porque estará a reduzir as perdas de calor que muitas vezes ocorrem no transporte da água quente quando esta tem que percorrer grandes distâncias. Isolar os tubos de água quente com material próprio também reduz as perdas de calor ao longo tubagem.

Reduzir as perdas de calor é também possível isolando bem o reservatório do termoacumulador.

O termoacumulador não deve estar regulado para uma temperatura muito alta, de modo a evitar um consumo de energia superior ao necessário para ter água quente. Por outro lado, também não deve ser muito baixa, para não se criar um ambiente propício à proliferação de microorganismos. Desta forma consegue-se a temperatura da água desejada, evitando situações de sobreaquecimento, que levam a um consumo de energia superior ao necessário e também à necessidade de compensação com água fria.

Uma vez que o termoacumulador tem que ser ligado algum tempo antes de ser utilizado para aquecer a água, em muitas habitações acaba por ficar ligado 24 horas por dia. A solução é instalar um temporizador para aquecer a água apenas quando é necessário, evitando que o equipamento esteja sempre a consumir energia para manter água quente quando não se justifica.

A manutenção do equipamento também é fundamental para o seu bom funcionamento. Assim, de três em três meses deve ser drenado 1/4 da água do termoacumulador, a partir da válvula na parte inferior do depósito, para prevenir o aumento da sedimentação de materiais.






Equipamentos - Conselhos



Não deixe os equipamentos ligados caso não estejam a ser utilizados.

Evite desligá-los a partir do controlo remoto. Apesar de ser mais prático, na verdade não desliga realmente os equipamentos, mas deixa-os em standby. E neste modo de “espera” eles continuam a consumir energia, sendo que este consumo não é assim tão insignificante, chegando muitas vezes a não ser muito diferente do consumo do aparelho ligado.

Caso goste de adormecer com a televisão ou a aparelhagem ligada, recorra a um temporizador e programe-o para que estas se desliguem automaticamente ao fim de algum tempo.

Os relógios das aparelhagens e dos leitores de vídeo e DVD também consomem pois na prática são consumos standby. Assim, caso não precise desta função, ligue o equipamento a uma ficha com interruptor de modo a anular este consumo desnecessário.



Informática

Sempre que se ausentar do computador desligue o monitor pois este é responsável por grande parte do consumo deste equipamento. Um monitor pode mesmo gastar tanto quanto uma lâmpada de 100 watts.

Ao contrário do que muitas vezes se pensa, o screensaver do monitor não poupa energia. Para o fazer nos períodos em que o computador está ligado sem ser usado deve-se recorrer ao modo de suspensão.

Para activar as opções de poupança de energia do computador, basta no Ambiente de Trabalho seleccionar “O meu Computador” seguido de “Painel de Controlo” e por fim “Gestão de Energia” ou outra opção análoga. Aí escolha o modo de desligar o monitor e/ou o disco rígido após ‘x’ tempo sem estar a utilizar o computador. Não só poupa energia, como ainda preserva o seu equipamento informático.

Caso tenha um computador portátil ou esteja a pensar comprar um, saiba que, em termos energéticos, esta é a opção certa na medida em que um portátil consome cinco vezes menos energia do que um computador de secretária.

Também na utilização de um computador portátil, existem várias maneiras de poupar electricidade, sem grande esforço. Para que possa utilizar o portátil recorrendo o máximo possível à bateria, existem pequenos truques que não só aumentam a sua performance, como também a sua longevidade. Reduzir a luminosidade do ecrã, desligar o botão da rede sem fios caso não estejamos a utilizá-la, evitar esquecer cartões de memória no interior do portátil são alguns exemplos. Por outro lado, a utilização excessiva de CDs ou DVDs implica sempre um gasto acrescido de energia, pelo que deve recorrer a alternativas, como as canetas USB.

Se utiliza o portátil durante grande parte do dia, active as opções de stand-by e hibernação para os pequenos períodos em que se ausentar, mas caso o faça por maiores períodos o melhor mesmo é desligar.

As fotocopiadoras, impressoras e multifunções não precisam de estar ligados quando não estão a ser utilizados.
As impressoras e faxes a laser consomem mais que as de jacto de tinta, sendo que a diferença na qualidade já não é assim tão grande.

Se precisa de ter um fax sempre ligado, no momento da compra analise o seu consumo em standby, pois este vai muito importante durante a utilização do equipamento.

Se o fax for incorporado no modem poupa mais energia pois elimina o gasto relativo à utilização da máquina de fax.






Climatização - Conselhos



Reduzir as necessidades de climatização

Antes de ligar o seu sistema de climatização deve tentar tirar proveito dos elementos de construção da sua casa de forma a reduzir as necessidades de aquecimento/arrefecimento:

No Verão, baixar os estores para que o sol não incida nos envidraçados, reduzindo significativamente o aquecimento da habitação;
No Inverno, deixar os estores levantados para que o sol incida nos envidraçados e aqueça a habitação durante o dia.
Caso existam grandes entradas de ar, através das frinchas das portas ou janelas, estas terão uma grande influência na temperatura interior da casa. Para colmatar a situação, é importante calafetar devidamente estas áreas, sem no entanto esquecer que nas portas e janelas existem zonas propositadamente criadas para a entrada de ar, essenciais à renovação do ar interior. Contudo, estas entradas de ar preparadas têm que ser discretas, isto é, não se deve sentir a sua existência. Caso se proceda à calafetagem das janelas, convém assegurar uma renovação mínima do ar de 2 em 2 dias, de modo a manter a qualidade do ar interior.

Na página da construção sustentável está disponível mais informação sobre como actuar na componente construtiva de forma a reduzir as necessidades de climatização.




Regulação da temperatura

Muitas vezes para conseguir um ambiente mais confortável em casa, muitas pessoas regulam os sistemas de climatização para temperaturas muito elevadas no Inverno e baixas no Verão. Estas situações conduzem a que, por vezes, se tenham que abrir as janelas para compensar a temperatura extrema da divisão ou então que se utilizem roupas que não são adequadas à estação do ano.

Quando a temperatura numa divisão se torna muito elevada ou muito baixa devido ao funcionamento de um sistema de climatização estamos perante um desperdício de energia muito significativo.

Esta situação pode ser facilmente evitada regulando o termóstato para uma temperatura que aqueça a divisão o suficiente para garantir um ambiente estável e confortável e complementar com roupa adequada à altura do ano. Evita-se assim ter de ligar e desligar os aparelhos para compensar situações de aquecimento/arrefecimento excessivo, que implicam maior consumo.




Sistemas que irradiam calor depois de desligados

Quem utiliza equipamentos que irradiam calor mesmo depois de serem desligados, pode poupar energia se os desligar algum tempo antes de sair da divisão, pois o calor irradiado continuará a aquecer o espaço. É o caso, por exemplo, dos irradiadores a óleo, das lareiras e dos sistemas a pellets.




Aquecimento de divisões durante a noite

No Inverno, é muito comum deixar um aquecedor ligado durante a noite, principalmente no quarto de bebés e crianças.

Nestas situações, deve-se ter em atenção que os sistemas de aquecimento contribuem para uma ligeira degradação da qualidade do ar do quarto, conduzindo à secura das vias respiratórias. Para minimizar esse efeito deve regular o aquecimento para uma temperatura muito baixa (o suficiente para o quarto não estar frio) e instalar um temporizador, programando o aquecedor para ligar de meia em meia hora durante apenas cinco minutos, por exemplo. Não só se reduz a degradação da qualidade do ar do quarto e o consumo de energia, como se mantém o conforto térmico do quarto.

Já em quartos de adultos, o ideal é programar o temporizador para ligar meia hora ou uma hora antes de acordar, evitando mantê-lo ligado toda a noite e conseguindo uma boa temperatura ao levantar. O nível de temperatura do aquecedor não deve ser muito elevado para também não sentir uma diferença significativa ao passar do quarto para as outras divisões.




Aquecimento Central

O aquecimento central é hoje uma opção bastante utilizada na climatização doméstica e também aqui se pode actuar no sentido de reduzir o desperdício de energia. Para quem tenha radiadores em paredes exteriores, deve protegê-los com material reflector, colocando-o entre a parede e o radiador. Estarão assim a reduzir as perdas de calor para o exterior e o consumo que seria necessário em aquecimento para atingir a temperatura desejada.

Contudo, não se deve utilizar um qualquer material reflector, pois as soluções “caseiras” não são seguras nem fiáveis, podendo aquecer em demasia e provocar danos.
Mas já existem materiais próprios para o efeito à venda nas grandes superfícies e hipermercados e também através da Internet. Trata-se de uma película de alumínio com revestimento térmico de polietileno que se coloca atrás do radiador e reflecte o calor para não haver desperdício de energia. O preço é bastante acessível e pode ainda recortar-se à medida e fixar com fitas adesivas também incluídas.

Não menos importante é aspirar regularmente os ventiladores e radiadores, para reduzir a camada de pó e optimizar quer o seu funcionamento quer a qualidade do ar interior durante o mesmo.

Mudar e limpar os filtros com regularidade ajuda também a aumentar a eficiência do sistema de aquecimento central, principalmente nos meses de maior uso e/ou se existirem animais de estimação, pois os seus pêlos prejudicam o bom funcionamento dos aparelhos.

Ainda dentro da manutenção, é recomendado fazer revisões periódicas ao sistema, não só para melhorar a sua eficiência mas também para prolongar a vida do equipamento.

Caso se pretenda ter toda a casa aquecida em simultâneo, o melhor é regular os aparelhos das divisões não utilizadas para uma temperatura ligeiramente inferior às divisões que estão ocupadas no momento. Desta forma, não se sentirão grandes diferenças de temperatura entre os vários espaços da casa e o consumo energético corresponderá às necessidades reais de aquecimento.

Em divisões com vários equipamentos electrónicos a funcionar em simultâneo, como um escritório, é também importante ter em consideração o aquecimento provocado por estes aparelhos. Por um lado, diminuem a necessidade de um aquecimento a temperaturas tão altas e, por outro, aumentam a necessidade de renovar o ar com regularidade.




Ar condicionado

Seja para aquecimento ou arrefecimento, os aparelhos de ar condicionado devem estar devidamente dimensionados para a área da casa que vão climatizar. Enquanto o aparelho estiver ligado, as portas e janelas devem estar fechadas para evitar a entrada de ar quente ou frio no interior e obrigar o equipamento a trabalhar mais para compensar este aumento da temperatura interior. Nas horas de menor calor/frio, deve-se aproveitar para fazer a renovação do ar interior.

Se o aparelho de ar condicionado tiver uma unidade exterior, esta deve estar num local onde não incida a luz solar directa. Por outro lado, esta unidade também não deve situar-se muito longe da unidade interior, uma vez que quanto maior for a distância entre as duas maior vai ser o consumo de energia.

Se deixa sistematicamente o ar condicionado ligado por esquecimento, a solução é instalar um temporizador. Inclusive, se optar por um modelo mais avançado, é possível programá-lo para ligar/desligar em alturas específicas, como por exemplo ligar um pouco antes de chegar a casa.

Ligue o ar condicionado somente nas divisões onde prevê estar, e apenas pelo tempo necessário, desligando-o um pouco antes de deixar a divisão.

Regule o termóstato para uma temperatura que lhe dê o conforto mínimo pretendido, em vez de arrefecer/aquecer excessivamente a divisão. Cada grau de diferença para arrefecer ou aquecer a divisão implica um aumento significativo no consumo de energia.

Efectue revisões periódicas ao sistema de ar condicionado, verificando o líquido refrigerador, os filtros e as bobinas. Aumenta a sua eficiência, prolonga a vida do sistema e mantém a boa qualidade do ar interior.