Dicas para Poupar:

quarta-feira

A sua roupa a carregar a bateria dos seus aparelhos

Pesquisadores do California Institute of Technology (Caltech) podem ter descoberto o Santo Graal de roupas que carregam a bateria dos aparelhos, graças a uma descoberta recente que poderia produzir microfibra flexível e barata com células solares.

A equipe, comandada por Harry Atwater, diz que as células solares flexíveis usam apenas 1% do silício usado numa célula solar comum com a mesma produção de energia. Além disso, a célula flexível faz isso com apenas 5% do tamanho de uma célula normal. A base que sustenta os fios de silício, com micrómetros de espessura, também é reutilizável, reduzindo ainda mais os custos de uma possível calça jeans solar no futuro. E, o que é ainda melhor, as células da Caltech são eficientes, refletindo apenas cerca da metade da energia que uma célula “tradicional” do mesmo tamanho.

Assim sendo, elas são pequenas, flexíveis e baratas. Parece perfeito, mas será que elas funcionam no mundo real? Pouquíssimas delas passaram nesse teste, mas existe muita gente a trabalhar nesse sentido.