Dicas para Poupar:

quarta-feira

Aplicativo do iPhone calcula a pegada de água dos usuários



Desenvolvido pela Forester Media, em parceria com o Journal for Water Resource Management e com o Water Efficiency, o Waterprint é um sistema desenvolvido para os usuário de iPhone que calcula a quantidade total de água gasta em todas as suas actividades diárias.

Desde a água consumida para beber, até ao volume total gasto na fabricação da pasta de dentes que utilizou esta manhã ou no algodão que serviu de matéria-prima para a sua camisola, tudo é contabilizado e somado à sua “conta” diária. Desta forma, é possível determinar de forma simples e rápida o quanto gasta no total e quais as actividade em que mais àgua gasta.

Com um design atractivo e fácil navegabilidade, o aplicativo pretende chamar a atenção para o problema do consumo excessivo de água e alertar os usuário para gastos que costumam passar despercebidos.


“Todos nós já ouvimos falar da pegada de carbono, mas tão importante quanto isso é ter consciência de quanta água é gasta em cada producto que compramos e em todas as actividades em que nos envolvemos”, lembra a editora da Water Efficiency, Elizabeth Cutright. “O nosso objectivo é capacitar os usuários para que eles possam reduzir a sua pegada de água”, diz.

O editor da Forester Media, Dan Waldman, defende ainda que aplicativos simples e gratuitos, como o Waterprint, podem servir como ferramentas poderosas com o potencial de alcançar milhões de pessoas.

“A água é o nosso recurso mais precioso e aumentando a nossa preocupação com o quanto nós consumimos nas nossas actividades diárias, nós poderemos ter um grande impacto na eficiência com que a utilizamos”, diz Waldman.


A calculadora funciona em quatro categorias diferentes: alimentos, bebidas, productos e itens domésticos. Em cada categoria o usuário encontrará uma lista com diversos itens e os seus respectivos gastos de água.

Assim, poderá saber que para preparar um copo de café, por exemplo, são gastos mais de 110 litros de água, que para produzir um quilo de bife bovino são utilizados quase 13 mil litros, ou que uma tonelada de cimento representa o consumo de mais de cinco mil litros de água.