Vídeos-Ecologia:

Loading...

Dicas para Poupar:

quarta-feira

Mesa “gera” energia para pequenos aparelhos



O que acha de ter uma mesa de centro capaz de recarregar a bateria do seu telemóvel enquanto você vê TV ou conversa com as visitas? E não pense que essa electricidade virá de uma tomada qualquer. Reparou na grama no topo da mobília? Ela não foi usada só para decorar o ambiente, mas também para que a reação metabólica natural dos micróbios presentes no solo gere a energia necessária para carregar o aparelho.

O protótipo foi desenvolvido pelo escritório de design Néctar e batizado de Volt Pot. Sua superfície é dividida ao meio: um lado serve para colocar objectos (inclusive o que será carregado), enquanto o outro é coberto por plantas.

É exactamente nesse lado que fica o segredo do seu funcionamento. Abaixo da grama foi colocada uma gaveta com terra e outros componentes naturais a esse tipo de ambiente. Ali dentro ocorre uma série de reacções químicas que serão convertidas em corrente eléctrica de baixa intensidade, porém constante.



“A construção básica gira em torno de uma câmara do ânodo e do cátodo e de uma bateria convencional. A energia metabólica dos micróbios forma de uma carga de iões que é captado pelo terminal do ânodo e repassado para a ‘ponte de iões’ – como uma espécie de membrana. A ponte de íões transfere esta carga para o terminal do cátodo, de onde essa carga será capturada na forma de electricidade para ser utilizada por uma carga externa ou armazenada no interior de uma bateria”, afirmam os criadores.

Até agora eles disseram já ter conseguido gerar um watt por metro cúbico de solo. Mas afirmam ainda que testes demonstraram um potencial até 10 vezes maior.

Se o equipamento funcionar, os usuários poderão carregar pequenos aparelhos, como telemóveis, mp3s e pilhas recarregáveis, aproveitando a energia que já está disponível e agredindo ainda menos o meio ambiente.