Dicas para Poupar:

terça-feira

Bahrain World Trade Center tem turbinas gigantes.


Os Emirados Árabes Unidos têm nos ultimos anos aprovado verdadeiras maravilhas da Engenharia e Arquitectura. Destaca-se o novo centro de comércio “Bahrain World Trade Center” situado na cidade de Manama. O complexo contituido por duas torres idênticas, que se erguem 240 metros acima do solo, sustentam 3 turbinas gigantes. Os edifícios oferecem uma silhueta visualmente golpeante, apropriada para o ambiente marítimo desta pequena ilha do médio oriente.

A firma do projeto de Atkins não acreditou que a beleza das torres era bastante, e sentido que era importante incorporar características do sustentabilidades neste projeto, tentaram primeiramente colocar painéis solares no projecto, mas as condições extremas do calor de Bahrain fizeram mudar as ideias. Assim mudaram para uma segunda opção, e vieram com uma imagem mais impressionante, 3 turbinas de 29 metros, cada uma suportado por uma ponte com 30 metos entre as duas torres.


A forma das torres foi então pensada para dar a máxima força ao vento que chega ás pás das turbinas para retirar o máximo partido. Repare-se que as torres vão a aumentar de tamanho no sentido dar turbinas, e que afunila( estreita) dando uma maior velocidade ao vento. As turbinas serão testadas durante todo o ano de 2007, e então devem no ano seguinte entrar em funcionamento completo.