Dicas para Poupar:

quinta-feira

Suiça, Fórum Chriesbach Eawag-Empa.



Localizado no Eawag (Instituto Federal de Ciências Aquáticas e Technologia), o Fórum Chriesbach, de Bob Gysin + Partner, BGP, foi inaugurado em junho de 2006. Possui seis pavimentos que funcionam sem calefação ou ar-condicionado e consome quatro vezes menos energia do que um prédio convencional. As fachadas são cobertas por brises de vidro azul de posição ajustável, de acordo com a estação do ano. No inverno, o ar frio é pré-aquecido em canalizações subterrâneas (80 tubos com 20 m) para, posteriormente, ter sua temperatura elevada por meio de trocadores de calor que é aquecido com o ar proveniente da sala do servidor. A água é aquecida pelos coletores solares da cobertura e pelo calor proveniente das unidades de refrigeração da cozinha. Uma superfície de 460 m² de painéis fotovoltaicos fornece 1/3 da eletricidade utilizada no edifício. A água da chuva, coletada na cobertura, é utilizada para a descarga dos vasos sanitários.

O edifício dispõe ainda de um sistema que coleta e armazena a urina para a realização de pesquisas. A idéia é utilizar o líquido excrementício para o preparo de fertilizantes.



O ar externo é sugado por ondulação e percorre três estações: registro térmico, sala do servidor e monobloco



A altura do átrio permite a saída de ar quente por efeito chaminé e as janelas superiores que, por sua vez, favorecem a ventilação cruzada